5 passos para um Carnaval mais sustentável

Carnaval tá chegando!

Imagem de 5 passos para um Carnaval mais sustentável
3 - 5 min Integraê Integraê

Fala foliões! Carnaval tá chegando, e não importa se você vai passar na praia, escondido no mato ou aproveitando os blocos da sua cidade (Oi sumida hihi), é muito importante lembrar que é possível aproveitar essa festa maravilhosa sem prejudicar o meio ambiente!

 

Se liga então em algumas dicas pra curtir a festa e de quebra ajudar a mãe natureza:

 

1. Glitter sim, mas Biodegradável!

 

 

Usar Glitter no carnaval é um caminho sem volta! Depois disso, você vai querer cobrir o seu corpo inteiro e brilhar muito por ai!

Mas calma ai! O glitter convencional é feito de microplástico e alumínio e por ser tão pequeno não consegue ser filtrado e acaba sendo jogado no oceano, podendo entrar na cadeia alimentar dos animais marinhos, além de poluir o meio Ambiente : (

Para a alegria geral, você não vai precisar parar de brilhar no seu Carnaval! Existem hoje os glitters biodegradáveis e ainda melhor, você pode fazer ele em casa e economizar de quebra. Mas se você, como eu, não é muito habilidoso, existem marcas brasileiras que produzem e vendem pela internet.

 

2. Soltando a Criatividade na Fantasia

 

 

Outra coisa que pode te ajudar a economizar uma graninha e ajudar a mãe natureza é fazer uma fantasia criativa com o que você tem em casa (existem varias dicas na internet) ou emprestar do coleguinha. Nessa época de sustentabilidade, é importante lembrar que só devemos comprar o essencial. Além disso, a indústria da moda é uma das mais poluentes hoje em dia.

 

3. Confete amigo

 

 

Outro item famoso no carnaval são os confetes, os tradicionais são feitos de papel picado e além de gerar lixo e entupir bueiros, a tinta pode poluir as águas. Maaaaaaas você não precisa ficar sem eles! Uma alternativa divertida são os eco-confetes, feitos de folhas seca: é só pegar aquele furador de papel, as folhas secas que caem no chão e tá pronto o confetinho.

 

4. Levando seu kit

 

 

Foto: Bloco Quem é essa aí, papai?

Em eventos como este, é normal a distribuição de copos e canudos plásticos para o consumo de bebida, porém além de gerar uma quantidade absurda de lixo, o plástico é o grande vilão de 2019. Então, leve seu próprio copo e canudo! Hoje existem diversos modelos de todas as cores e tipos ou leve a caneca da sua atlética do coração, quem sabe não rola uma troca?!

 

5. Cuidando do seu Lixo

 

 

É uma cena bem comum ver o pessoal da limpeza varrendo montanhas e montanhas de lixo que ficam no chão depois das festas. Então, além de evitar gerar lixo levando seu kit, é importante lembrar de descartar corretamente o lixo gerado. Outra dica: na hora de consumir bebidas, prefira comprar aquelas que vêm em latas de alumínio. Por seu alto valor de mercado, a taxa da reciclagem do alumínio é uma das maiores no Brasil, sendo superior que a do vidro.

 

Eae, curtiu as dicas? Tem mais alguma? Conta pra gente e bom Carnaval!

 

 
 

Integraê

Tenha acesso aos melhores conteúdos sobre a cena universitária brasileira com nossos parceiros do Integraê! Curta matérias, dicas e relatos exclusivos sobre jogos, atléticas, festas e o mundo universitário em geral. Apresentamos o Integraê, um portal feito por universitários para os universitários!