Razões para valorizar a sua Universidade

Imagem de Razões para valorizar a sua Universidade
3 - 5 min Gustavo Forapani Integraê

Lar de inúmeros estudantes ao redor do mundo e presentes na vida de tantas outras pessoas, as Universidades atuam como importante difusor da ciência e da cultura, além de englobarem diversos aspectos em suas características, sendo centro para desenvolvimento individual e coletivo na sociedade.

Entre as diferentes oportunidades apresentadas nas Universidades, estão o desenvolvimento de novas pesquisas, a promoção de atividades culturais e esportivas, realização de diversas ações sociais, programas de mobilidade, intercâmbios com o mercado de trabalho, entre outros. Tudo promovido por aqueles que são seus membros, sejam alunos, professores, funcionários, voluntários, entre outros que participam ativamente da rotina universitária.

Assim, podemos apresentar algumas razões para que cada um valorize não só a Universidade da qual participa, mas todas aquelas que carregam essa alcunha e estão espalhadas nos mais diversos locais.

Abordando os aspectos acadêmicos, as Universidades compõem vários dos principais polos de conhecimento existentes, sendo fontes de novas pesquisas e soluções de problemas. Seja nos programas de graduação e pós-graduação oferecidos ou em projetos de iniciação científica e desenvolvimento de novos conteúdos, sempre há iniciativas diferentes buscando respostas para os principais desafios contemporâneos.

Unindo a academia ao mercado de trabalho, as Universidades também oferecem maneiras de aproximar seus membros dessa realidade, seja oferecendo incentivos para estágios e trabalho temporários, desenvolvendo incubadoras para novos negócios ou apenas abrindo espaço para seus discentes desenvolverem suas próprias organizações, como a criação de Empresas Juniores.

No que tange aspectos sociais, o pluriculturalismo existente nas Universidades ajuda na promoção de diferentes ações que fujam dos campos acadêmico e/ou profissional, mas que ajudem na composição do cidadão, sendo realizadas atividades esportivas, sociais e culturais. Essas atividades geralmente são promovidas por conjuntos de membros que se reúnem em prol de uma causa comum e que faça sentido para o grupo. Essas instituições responsáveis por atividades dessa natureza costumam ser Associações Atléticas, Diretórios Acadêmicos, Centros de Voluntariado, Diretórios de Estudantes, entre outros. Projetos de extensão que envolvam a comunidade universitária e a comunidade externa também são comuns e bastante interessantes.

Além disso, dentro das Universidades, também é aberta a possibilidade de autoconhecimento e descoberta sobre muitos de seus interesses e aptidões, sendo além de uma chance para contato e estabelecimento de diversas relações interpessoais, um momento de olhar para si mesmo e desenvolver-se.

Enfim, diversas são as oportunidades apresentadas nas Universidades e a melhor forma de conhecê-las é vivenciando-as como um de seus participantes ativos. Então, esse é apenas um resumo brevíssimo do que ocorre nas instituições. Mas, me diz você aí! Quais as razões para valorizar a SUA Universidade?

Curtiu o texto? Confira mais acessando o portal Integraê


Gustavo Forapani

Graduado em Administração pela UFU. Entre estas tantas curvas da highway, um amante da escrita, do esporte e de todo o universo das Atléticas.